Proteção adicional contra demissão

Você deve ser capaz de se convencer da seriedade do uso pretendido e da necessidade de espaço com base nas informações da carta de rescisão. Se os proprietários rescindirem com um motivo de rescisão fingido, a rescisão será ineficaz. Em caso de dúvida, os tribunais esclarecerão se existe uso pessoal e, portanto, você deve sair do apartamento ou se pode invocar razões de dificuldade (“cláusula social”, § 574 BGB).

Você definitivamente deve procurar aconselhamento se for confrontado com um aviso de rescisão para uso pessoal! Como as rescisões para uso pessoal são particularmente comuns em apartamentos e o uso pessoal é relativamente fácil de justificar, foi introduzida uma restrição adicional à rescisão: Os proprietários podem rescindir no mínimo três anos após a conversão e primeira venda para uso pessoal (§ 577, parágrafo 1 BGB). A portaria da cláusula de proteção de demissão de 13 de agosto de 2013 – em vigor desde 1o de outubro de 2013 – estendeu a proibição de demissão em Berlim para 10 anos.

Em 13 de junho de 2023, o Senado de Berlim decidiu estender a Portaria da Cláusula de Proteção do Emprego. De acordo com isso, os inquilinos também estão protegidos contra rescisões por uso pessoal por 10 anos a partir de 1o de outubro de 2023 O período de bloqueio aplica-se a toda a cidade de Berlim. Se for um apartamento em área de proteção ambiental, há proteção contra rescisões para uso pessoal por um total de 12 anos. Durante sete anos, só pode ser vendido aos inquilinos e após esses sete anos há mais cinco anos de proteção contra demissão.

Ver apartamentos à venda em piracicaba